Livro BenchMais2

Livro BenchMais 2 terá prefácio da Ministra do Meio Ambiente Izabela Teixeira

 

 

O segundo volume da série BenchMais reune grandes nomes da sustentabilidade do país, e promove um histórico encontro de ministros do meio ambiente do Brasil. Será lançado na 4ª FIBoPS, em 28 de Julho.

 

Conta com o prefácio da atual Ministra do Meio Ambiente, Izabela Teixeira, e com depoimento de Paulo Nogueira Neto, o primeiro ministro do meio ambiente do país. Na ocasião em que tomou posse, não existia um ministério de meio ambiente, e sim uma secretaria, mas com status equivalente. BenchMais 2 será lançado na 9ª edição do Dia Benchmarking, Compartilhar para Crescer, em 28 de julho de 2011, quando será conhecido o ranking dos detentores das melhores práticas do ano, encerrando a 4ª FIBoPS - Feira e Congresso Internacional Pro-Sustentabilidade.

 

A edição é da MAIS PROJETOS, e a coordenação Técnica de Marilena Lino de Almeida Lavorato, idealizadora do Programa Benchmarking Ambiental Brasileiro.

 

Sobre a Obra:

 

BenchMais2 é um livro focado em práticas de sustentabilidade, que denotam uma mudança na orientação de valores e métodos de gestão em empresas de distintos portes.

 

Um livro de casos (conhecimento aplicado selecionado pelo Programa Benchmarking), do interesse de professores e alunos de graduação e pós graduação, além de gestores, lideranças e empreendedores. Será distribuido gratuitamente para bibliotécas de universidades e entidades representativas, a exemplo da primeira edição. É uma obra didática de gestão e referência técnica, apresentando os resumos dos 113 casos selecionados pelo Programa Benchmarking Ambiental Brasileiro no período de 2003 a 2010.

 

No total 198 casos com o melhor da gestão socioambiental do Brasil de cerca de 125 empresas sediadas no Brasil, serão apresentados por regiões geográficas e ramo de atividade e organizados em 10 diferentes temáticas gerenciais para atender o requisito de aprendizagem e comparação da ferramenta Benchmarking - além de artigos de especialistas e um capitulo com orientação sobre sua aplicabilidade na gestão corporativa.

 

“BenchMais 2” terá tiragem impressa inicial prevista de 5000 exemplares que serão distribuídos gratuitamente para professores e bibliotécas universitárias, agências internacionais de desenvolvimento socioambiental, organizações multilaterais e entidades empresariais com interesse em gestão, administração, meio ambiente, sustentabilidade e gestão sustentável.

 

Especialistas e lideranças atuantes na gestão pro-sustentabilidade do país dão sua contribuição no livro BenchMais

  

Artigos Técnicos:

 

Alcir Vilela Junior – Pesquisador do Laboratório de Sustentabilidade e Redes Técnicas (FLUXUS) da Faculdade de Engenharia Civil da Unicamp e do Centro Universitário do Senac - São Paulo. Professor do MBA em Gestão da Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas em São Paulo e do Centro Universitário do Senac em cursos de graduação (Engenharia Ambiental e Gestão Ambiental) e Pós-Graduação Ambiente, Saúde e Educação. É, atualmente, um dos coordenadores da Dimensão Ambiental do Indice de Sustentabiliadde Empresarial da BOVESPA.

 

Eduardo Athayde - Administrador, pesquisador, diretor da UMA (Universidade Livre da Mata Atlântica) e editor do Worldwatch Institute no Brasil.

 

João Amato Neto - Professor Titular do Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (POLI-USP). Coordenador do núcleo de pesquisa Redes de Cooperação e Gestão do Conhecimento (REDECOOP). Professor, consultor, vice-presidente do conselho curador e coordenador do Curso de Especialização em Administração Industrial (CEAI) da Fundação Vanzolini. Professor convidado nos programas de MBA da Fundação Instituto de Administração (FIA)

 

Ricardo Carvalho - jornalista especializado em meio ambiente e sustentabilidade. diretor de conteúdos da Fotossíntese e do programa da TV Ideal (nova emissora de TV da Editora Abril), É conselheiro do Instituto AKATU de Consumo Consciente e do Projeto Mercado Ético. Escreve a coluna “Sustentabilidade” na Revista Imprensa e faz programas para a WEB TV Mercado Ético, onde entrevistou, ao lado de Rosa Alegria, Al Gore, Prêmio Nobel da Paz.

 

Depoimentos:

 

Alberto Ogata – Diretor Titular Adjunto de Responsabilidade Social da FIESP, Presidente da Associação Brasileira de Qualidade de Vida, Diretor de Saúde e Benefícios do TRF3, Autor dos livros - "Wellness" e "Guia Prático de Qualidade de Vida", publicados pela Editora Campus Elsevier.

 

Alberto Augusto Perazzo - Economista, filosofo, empresário, Membro do grupo de excelência em Ética e Sustentabilidade do CRA SP, Vice Presidente da Câmara de comercio Brasil Argentina, Membro permanente do conselho de curadores da FIDES (Fundação Instituto de Desenvolvimento Empresarial e Social, Presidente do Conselho de Curadores da Oficina Municipal, do Museu e Centro Contemporâneo de Tecnologia de São Paulo.

 

Arnaldo Jardim – Deputado Federal – relator do Grupo de Trabalho para Consolidação das Leis, respondendo pelas áreas de mineração, águas e energia. Além de coordenar o Grupo de Trabalho de Resíduos Sólidos e de Eficiência Energética.

 

António Victor Carreira de Oliveira – Assessor Principal de Desenvolvimento Sustentável e RSE da Direção de Serviços de Desenvolvimento Sustentável, e Direção-Geral das Atividades Económicas, do Ministério da Economia, Inovação e Desenvolvimento de Portugal

 

Eliane Belfort - Diretora Titular do Comitê de Responsabilidade Social (CORES) da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), vice-presidente do Conselho Superior de Responsabilidade Social (CONSOCIAL) do Instituto Roberto Simonsen (IRS) e membro do Conselho Permanente de Responsabilidade Social (CORES) da Confederação Nacional das Indústrias (CNI).

 

Alberto Augusto Perazzo - Membro permanente do conselho de curadores da FIDES, Presidente do Conselho de Curadores da Oficina Municipal, do Museu e Centro Contemporâneo de Tecnologia de São Paulo.

 

Elimar Nascimento – Professor e Coordenador do Centro de Desenvolvimento Sustentável da UnB. Pesquisa e publica, principalmente, sobre os seguintes temas: conflitos socioambientais, desenvolvilmento sustentavel, participação social e politicas públicas.

 

Haroldo Mattos de Lemos – Professor e Coordenador dos Cursos de Pós-Graduação em Gestão Ambiental da Escola Politécnica da UFRJ. É Presidente do Conselho Técnico da ABNT, Vice Presidente do Comitê Técnico 207 da ISO, e Presidente do Conselho Empresarial de Meio Ambiente da Associação Comercial do Rio de Janeiro. É também Presidente do Instituto Brasil PNUMA.

 

Maria Cecilia Coutinho de Arruda – Professora Adjunta do Departamento de Mercadologia da FGV SP, e Diretora Executiva da ALENE – Associação Latino-Americana de Ética, Negócios e Economia

 

Paulo Nogueira Neto – Advogado, naturalista e professor. Foi o primeiro ministro do Meio Ambiente do Brasil, além de ser membro do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) e da Academia Paulista de Letras, tendo publicado as diversas obras. Na suaq gestão ambiental foram criadas 26 reservas e estações ecológicas, e 12 áreas de proteção ambiental na Amazônia. Entre outras realizações, também tratou da Lei da Política Nacional de Meio Ambiente, que passou a vigorar em 1981. Atualmente Paulo Nogueira-Neto é também presidente do Conselho de Orientação do Parque Tizo, localizado na confluência da Rodovia Raposo Tavares com o Rodoanel, em São Paulo.

 

Sobre o Programa Benchmarking O Benchmarking Ambiental Brasileiro é uma plataforma de conhecimentos empresariais que oferece não apenas a teoria da gestão responsável. É uma base de dados com experiências concretas. Não é apenas “como fazer”, mas sim, “como está sendo feito” em diversas áreas da gestão e da engenharia corporativa.

São 08 anos experiência em gestão socioambiental no Brasil que estarão registrados no Livro BenchMais. O conhecimento socioambiental aplicado de 125 empresas com 198 casos catalogados em 10 diferentes temáticas será compartilhado nesta obra didática de gestão sustentável. Conheça a iniciativa no site http://www.benchmarkingbrasil.com.br/

 

 

Mais Informações: Kathellym Santos Assessora Imprensa

kat@maisprojetos.com.br

(11) 3257-9660/ 3729-9005/ 3637-4457/ 3637-4459

www.benchmarkingbrasil.com.br


inscricao

programacao

sejaexpositor

como_chegar

apoiadores

Nuvem de Tags

2013 abraps Ambiental Ambiente Benchmarking biblioteca Cases certificado CIBoPS cidadania Congresso Conhecimento cultural de economia expositores Feira FIBoPS fotos imagens imprensa indicadores intercambio internacional ludico Palestrantes Parceiros patrocinadores profissional projetos ranking releases Responsabilidade rimai simai social Socioambiental Sustentabilidade tecnologia

Bloggertwitterfacebook
youtubelinkedinflickr

 Flag_Brasil Flag_espanha flag_USA




                                                                              

Apoio:  Logo_anhembi_morumbi_claro            Realização:Instituto Maismaisprojeto