Indicadores

 

checkverdeIndicadores de Sustentabilidade 4ª FIBoPS

 

Durante o período de montagem, realização e desmontagem, a organização gerencia seus resíduos, neutraliza suas emissões, fomenta a economia criativa e democratiza o acesso ao conhecimento por meio da liberação de atividades de capacitação. Isto, além dos empregos diretos e indiretos que movimenta com a realização do evento.



INDICADORES DE SUSTENTABILIDADE:

 

Ações que reduziram o impacto do evento, e estimularam a adoção de boas práticas

 

  • checklistEstimulo ao transporte Público: A escolha da localização do evento teve como foco facilitar o acesso do público visitante, através das linhas de metrô e ônibus da cidade, visando a redução das emissões de gases de efeito estufa na mobilidade dos visitantes.
  • checklistGerenciamento dos Resíduos: Foi realizada a coleta seletiva e a disposição correta dos resíduos, pelo próprio Instituto MAIS e parceiros, visando a diminuição, reuso e destinação correta dos resíduos gerados. 
  • Cerca de 170 Kg de resíduo seco foram reaproveitados pela ONG Vira Lata, aproximadamente 200 Kg de lixo orgânico foram para a compostagem da ONG  Morada da Floresta e apenas 47 kg foram destinados para o aterro.
  • checklistDemocratização do Conhecimento: Além da Mostra, foi liberado livre acesso do público as salas técnicas (2), Plantão Benchmarking (1), Espaços lúdico cultural (1) e Gourmet (1) com atividades de capacitação e sensibilização socioambiental.
  • checklistNeutralização das Emissões:  Foram neutralizadas todas as emissões de gases de efeito estufa geradas durante o período de realização do evento por meio de certificado atestado pela ONU.   Foram neutralizados 2,45 toneladas de gases de efeito estufa nesta iniciativa.
  • checklistEconomia Verde e Comércio Justo: Privilegiou se a compra de produtos e serviços ambientalmente corretos e preferencialmente produzidos em iniciativas de inclusão social e comércio justo. A papelaria indispensável foi toda em papel reciclado, assim com as lixeiras confeccionadas com o reaproveitamento de embalagens. O alimento servido de origem orgânica, e o serviço de vídeo realizado por uma ONG de capacitação e inclusão social, a Novo Olhar. 
  • checklistFomento da Economia Criativa:  Foi concedido gratuitamente espaço e estrutura para que mais de 30 profissionais autônomos (microempresários), atuantes neste segmento, pudessem apresentar e comercializar suas soluções ao publico visitante.
  • checklistResponsabilidade Social: Foram treinados 66 Voluntários para estágio na 4ª FIBoPS.  Jovens formandos e/ou cursando Gestão, Educação e Engenharia Ambiental, Relações Públicas, Jornalismo, Economia e Marketing  atuaram em áreas convergentes com sua formação nos 03 dias da FIBoPS.

checklistGeração de Renda: Mais de 30 empregos diretos gerados pelo evento na contratação de: Assessoria de Imprensa, Montagem de Stands, Iluminação, Equipamentos de áudio-visual, Agência de Eventos, Provedor de Internet, Segurança, Limpeza, Neutralização de Emissões, Gerenciamento de Resíduos, Gráfica, Tradutores, Centro de Convenção, Transporte, Paisagismo, Fotógrafos, Filmagem, Buffet, WebMaster, Programador, Webdesigner, Cia Aérea, Agência de viagens, Hotéis, Divulgação, Gráfica, Assessoria Jurídica, Colaboradores, Assessoria Contábil, Motoboy, Recepcionistas, entre outros. 

checkverdeConheça os Relatórios de Desempenho 2010  e  2011

capa_relatorio_portugues_2010capa_relatorio_3fibops_ingles      CAPA_RELATORIO_11

                       Portugues                                                                   English


Tags: FIBoPS   Sustentabilidade   Benchmarking      Feira   Socioambiental   Ambiental   Responsabilidade   indicadores   Ambiente     

inscricao

programacao

sejaexpositor

como_chegar

apoiadores

Nuvem de Tags

2013 abraps Ambiental Ambiente Benchmarking biblioteca Cases certificado CIBoPS cidadania Congresso Conhecimento cultural de economia expositores Feira FIBoPS fotos imagens imprensa indicadores intercambio internacional ludico Palestrantes Parceiros patrocinadores profissional projetos ranking releases Responsabilidade rimai simai social Socioambiental Sustentabilidade tecnologia

Bloggertwitterfacebook
youtubelinkedinflickr

 Flag_Brasil Flag_espanha flag_USA




                                                                              

Apoio:  Logo_anhembi_morumbi_claro            Realização:Instituto Maismaisprojeto